Notícias

América bate Botafogo-SP, sobe para 3º e amplia sequência invicta no Brasileirão Série B

Com o resultado, Coelho chegou aos 29 pontos, ultrapassando a Ponte Preta e igualando a pontuação da segunda colocada Chapecoense

Por Redação, 16/10/2020 às 21:07
atualizado em: 16/10/2020 às 21:13

Texto:

Foto: Estevão Germano / América
Estevão Germano / América

O América ampliou para seis jogos a sequência invicta na Série B do Campeonato Brasileiro e, melhor do que isso, assumiu a 3ª colocação na competição. Visitando o Botafogo-SP na noite desta sexta-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Coelho venceu os paulistas por 2 a 1.

Os gols do América foram marcados por Marcelo Toscano, aos 11 minutos da segunda etapa, em bela cobrança de falta, e por Léo Passos, aos 35 da etapa complementar, em cobrança de pênalti. O gol de honra do Botafogo foi marcado por Rafinha, também de pênalti, já no último minuto do jogo.

1º tempo

América e Botafogo protagonizaram um primeiro tempo muito fraco tecnicamente. O Coelho sentiu as ausências do meia Alê e do centroavante Rodolfo, indisponíveis para o duelo desta noite, e não conseguiu produzir boas jogadas de ataque. Quando tinha a posse de bola, a equipe de Lisca não conseguia trabalhar as jogadas com qualidade, nem tão pouco penetrar na defesa paulista. Nas extremidades, Ademir e Felipe Azevedo foram bem marcados e não conseguiam oportunidades para criar jogadas pelas pontas.

Já a equipe da casa tentava criar as jogadas ofensivas com base nas ligações diretas e contra-ataques. Embora também tenha sido bem marcada pela defesa americana, a Pantera criou a principal oportunidade de gol dos primeiros 45 minutos. Aos 29 minutos, Ronald faz boa jogada pela extrema direita e rolou para Wellington Tanque. O centroavante grandalhão da equipe paulista finalizou forte e obrigou o goleiro Matheus Cavichioli a fazer uma grande defesa para salvar o América. O que poderia ser um lance para indicar uma melhora na partida significou apenas na chance isolada na primeira etapa. 

2º tempo

A segunda etapa também começou com um jogo amarrado entre América e Botafogo. Com a bola rolando, as equipes imprimiram velocidade ao jogo, mas faltava qualidade técnica para acertarem o gol. No entanto, aos 11 minutos, Marcelo Toscano esbanjou recurso e abriu o placar para o Coelho. Em falta sofrida por Ademir na entrada da grande área, Toscano fez a cobrança com extrema categoria, fazendo a bola passar por cima da barreira, caprichosamente bater no travessão e morrer no fundo do gol botafoguense. 

Com o placar favorável, o América melhorou consideravelmente seu rendimento e passou a administrar o resultado com sabedoria. O Coelho manteve a seguridade defensiva e, no campo de ataque, passou a trabalhar a bola com mais qualidade, investindo também nos contragolpes. Aos 34 minutos, a melhora americana foi recompensada com o segundo gol. Léo Passos recebeu passe dentro da área e finalizou com força, ganhou o rebote e, antes de atacar a bola novamente, foi derrubado por Jordan. O árbitro do jogo assinalou pênalti com convicção. Também com segurança, o próprio Léo Passos partiu para a cobrança, finalizou alto e forte no canto esquerdo e anotou o segundo tento da equipe americana no jogo.

Depois do segundo gol, o América se manteve ainda mais tranquilo na partida. A equipe do técnico Lisca apenas conteve as descidas do Botafogo e só se projetou no ataque quando tinha espaço, administrando o 2 a 0.

No último lance da partida, Rickson cometeu pênalti em Jordan e o Botafogo descontou com Judivan.

Sequência

Na sequência, o América volta a campo pelo Campeonato Brasileiro Série B na próxima terça-feira, às 16h30, no Independência. O Coelho enfrenta o Brasil de Pelotas, em jogo válido pela 17ª rodada da competição.

Botafogo-SP 1 x 2 América

Botafogo-SP: Darley; Val, Róbson (Walisson Maia), Jordan e Gilson; Victor Bolt (Ferreira), Elicarlos (Jeferson) e Bady; Ronald, Rafinha e Wellington Tanque (Judivan). Técnico: Claudinei Oliveira 

América: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e Sávio; Zé Ricardo, Geovane (João Paulo) e Marcelo Toscano; Ademir, Léo Passos (Guilherme) e Felipe Azevedo (Felipe Augusto). Técnico: Lisca

Motivo: 16ª rodada - Campeonato Brasileiro Série B
Data e horário: 16 de outubro de 2020, sexta-feira, às 19h15
Local: Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP)

Gols: Marcelo Toscano (11/2ºT), Léo Passos (35/2ºT); Rafinha (Botafogo 49/2ºT)

Cartão Amarelo: Robson, Jordan (Botafogo); Geovane, Rickson (América)

Árbitro: Diego da Costa Cidral (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Gizeli Casarill (SC)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Primeira parcela (Ciclo 5) será paga a partir de 30 de novembro. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A programação começa no dia 2 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro. #Itatiaia

    Acessar Link